Hoje o Wi-Fi é indispensável para navegar na internet, cabos espalhados pela casa são praticamente coisa do passado.
Os smartphones, tablets e notebooks ajudaram muito nessa transição e estão mais presentes no nosso dia a dia, tornando-se comum o aparecimento de problemas de conexão e quedas de sinal. Que deixa o usuário bem nervoso. Mas o porquê isso ocorre?
Bom, são diversos fatores que podem contribuir para o mal funcionamento da sua internet, mas fique tranquilo temos um arsenal de alternativas para você eliminar esse problema na sua casa, confira:
Roteador tem lugar certo para ser instalado sim!
Não deixe ele largado na estante, atrás da televisão porque ele é feio. Ele precisa ser posicionado num lugar onde seu alcance possa ser aproveitado ao máximo. Colocá-lo num lugar alto, posicionado no centro da casa, vai aumentar seu alcance e performance. Dica bônus: Instale-o se possível num lugar arejado, por seu um componente eletrônico que ficará ligado praticamente boa parte do dia o quanto ele menos sobreaquecer melhor.
Mudas o canal pode ser uma ótima saída
Que raios de canal é esse? Aparelhos que transmitem sinal de rádio possuem uma frequência e dentro dessa frequência alguns canais para melhorar o desempenho do sinal. Simplificando: Roteador modernos tem 2 frequências chamados de dual band que são 2,4Ghz e 5 Ghz que detalhar-rei no próximo tópico. Cada frequência tem cerca de 14 canais, o que isso significa? Caso seu vizinho esteja no mesmo canal que você as chances de interferências são enormes, normalmente é por isso que seu wi-fi não pega no quintal. E caso você more em apartamento, tá explicado porque na cozinha seu wi-fi pega e no quarto não. Altere os canais no seu roteador e veja qual a melhor se ajusta na sua casa.
Tá mas qual eu escolho 2,4Ghz ou 5 Ghz?
Resposta é simples e curta, como tudo na vida tem seus prós e contra: maior velocidade pequeno alcance 5Ghz. Menos velocidade porém com uma distância maior 2,4Ghz.
Lembrando que a banda 2,4Ghz. é do padrão antigo 802.11g praticamente funciona com qualquer aparelho, lado ruim é que muitos aparelhos funcionam nessa frequência principalmente telefone sem fio, ou seja, a chance da rede estar congestionada é grande. A 5Ghz de longe é a melhor opção, porém, se sua casa tem muitas paredes o alcance dela cai drasticamente. Se for usar no mesmo cômodo utilize a 5Ghz. Agora se precisa acessar o wi-fi do outro lado da casa vai de 2,4Ghz.
Atualizar o equipamento
Sim, seu roteador assim como seu smartphone recebe atualizações periódicas, e o manter atualizado é uma manutenção que precisa ser feita sempre. A atualização de firmware sempre trará algum benefício para você. Alguns aparelhos vem com opção de atualizar automaticamente outros não, então confira se o seu está atualizado.
Gerencie os dispositivos e aplicativos
Muitos dispositivos ou softwares podem exigir demais da banda de transmissão. Os grandes vilões são jogos online, streaming de vídeo/música, vídeo chamada entre outros. O que pode te ajudar é o QoS (Quality of Service), presente nos roteadores modernos essa função é responsável por gerenciar quanto de banda será utilizada para cada ação: você pode determinar uma quantidade para o Netflix, outra para sua jogatina, e demais para uso leve.
Acredite ou não, reiniciar o roteador periodicamente ajuda e muito!
Como falamos no início o roteador fica muito tempo ligado, isso causa aquecimento e travamentos diminuindo a sua vida útil. Programar reinicializações é um jeito de prevenir falhas na conexão e de bônus limpa a memória armazenada no dispositivo.
Última dica se todas as demais falharem, opte por um repetidor
É o modo eficaz para eliminar locais onde o sinal não chega com estabilidade. Lembrando que você pode utilizar um outro roteador com repetidor.
Gostou das dicas? Compartilhe com aquele seu amigo que sempre perde o jogo e põe a culpa na conexão.